- Reações de oxidação: é um processo que resulta na perda de um ou mais elétrons pelas substâncias (átomos, íons ou moléculas). → seu estado de oxidação altera-se para valores mais positivos.
- Reações de redução: é um processo que resulta em ganho de um ou mais elétrons pelas substâncias (átomos, íons ou moléculas). → seu estado de oxidação atinge valores mais negativos (ou menos positivos).
Figura 1: reação de oxidação-redução |
- Reações que formam ou quebram ligações carbono-carbono: uma ligação covalente pode ser quebrada de duas formas gerais. HOMOLITICA- cada átomo deixa a ligação como um radical, levando um dos dois elétrons que mantinha os átomos ligados. HETEROLITICAS- são mais comuns, nas quais um átomo mantém os dois elétrons da ligação (formando um ânion), deixando o outro átomo com um elétron a menos (um cátion).
- Quando um segundo grupo rico em elétrons substitui o ânion que saiu, uma substituição nucleofílica ocorre. Muitas reações bioquímicas envolvem interações entre nucleófilos, grupos funcionais ricos em grupos em elétrons e capazes de doá-los , e eletrófilos, grupos funcionais deficientes em elétrons, que procuram elétrons. (Lehninger et al., Princípios de Bioquímica 3° edi.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário